terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novos Desportos no Rio-2016

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, não colocou de lado a possibilidade de inclusão de novos desportos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 após a experiência dos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) de Singapura, que incluem modalidades inéditas.
"Acredito que muitas ideias sairão destes Jogos da Juventude e poderiam ser aplicadas aos Jogos Olímpicos tradicionais" explicou o belga ao ser questionado sobre o legado dos JOJ.
Os Jogos, um projecto pessoal de Rogge, incluirão modalidades como basquetebol de rua ou triatlo com equipas mista.
"Temos que ver como as coisas vão acontecer, mas acredito que a ideia de adaptar algumas disciplinas olímpicas - não quero ser específico - é algo que poderia ser aplicado aos Jogos tradicionais. Vamos experimentar aqui e, se funcionar, levaremos para os Jogos tradicionais", destacou Rogge.
A adaptação de desportos olímpicos em Singapura responde ao objectivo do COI de atrair um público jovem e promover a colaboração entre os atletas.

Nuzman é a favor de mudanças nos Desportos olímpicos.

 

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, disse ser favorável à modernização de alguns desportos olímpicos.  Nuzman concorda com Rogge e existe a possibilidade de que essas mudanças sejam incluídas nos Jogos do Rio-2016.
  Por exemplo, o basquetebol 3 x 3 e as provas de estafetas da natação com equipes mistas. O basquetebol 3 x 3  é disputado em apenas metade do campo, bem semelhante ao basquetebol de rua. "Estou aqui para atrair a juventude para os Jogos Olímpicos. E nada é melhor para fazer isso que modernizando os Jogos, criando provas alternativas", disse o dirigente.

O Rio de Janeiro foi escolhido sede da Olimpíada de 2016 e ficou decidido que o rugby e o golfe estarão nos Jogos realizados no país. No total serão 28 modalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.