domingo, 20 de novembro de 2011

Futsal - As alterações introduzidas às regras em 2010



Vão atrasadas, mas resumidas.
A FIFA fez alterações nas Leis do Jogo de futsal em 2010 sendo que pelo menos duas dessas alterações são de grande importância, pois uma irá interferir e muito na utilização do guarda-redes avançado, enquanto a outra é relativa ao final do jogo.
Nas alterações à Lei 7 - Duração do Jogo, pode-se entender que após o aviso sonoro do cronometrista, o árbitro ainda terá que dar o jogo por terminado, ao apitar. Mas mesmo com o cronómetro a zero, o árbitro poderá dar tempo adicional para que se marque uma grande penalidade ou um livre directo sem barreira.
Além disso, se na altura do aviso sonoro a bola ainda se encontrar em movimento por causa de um remate à baliza, o árbitro só dará por terminado o jogo quando a bola entrar na baliza, sair para fora, bater nos postes ou for defendida pelo guarda-redes.
A outra alteração importante é a referente à lei 12 – Faltas e comportamento anti-desportivo. A partir desta alteração, será marcado um livre indirecto contra a equipa cujo guarda-redes toque na bola no seu meio campo antes que esta toque num adversário, tenha ou não a bola ultrapassado a linha de meio campo. Para que o guarda-redes possa tocar novamente na bola, o próprio guarda-redes terá que passar a linha do meio campo. O guarda-redes só pode controlar a bola uma vez no seu meio campo, com o tempo máximo de 4 segundos, e só voltará a tocar na bola nessa zona do terreno, se o adversário tocar na bola.
Segundo a FIFA, esta alteração foi efectuada para evitar que as equipas utilizassem tácticas defensivas que possibilitassem que o 5º jogador, o guarda-redes avançado, ficasse constantemente atrás a receber a bola, utilizando assim este sistema para “queimar” tempo. A partir de agora, se uma equipa quiser jogar com guarda-redes avançado para evitar perder um jogo, este terá que ultrapassar a linha central.

Estas são as mais importantes alterações às Leis de Jogo, mas não são as únicas. Podem ver  estas alterações que a FIFA implementou no novo livro de regras
Fonte: infusal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.